quinta-feira, 8 de julho de 2010

Que venham as pedras!!!

Tô cagando. O blog é meu e agora eu vou falar!
Tempo atrás eu li um post da Carol, eu não lembro qual, e agora tô com preguiça de ir lá ver qual era. Acontece que quando eu fui comentar, logo acima do que escrevi tinha uma moça, eu não lembro o nome dela (oi, do que eu lembro? será que tô grávida?) o que eu sei é que essa moça tinha feito um comentário sobre o post que eu achei um pouco forte. Mas pra minha surpresa e felicidade, essa é uma das pessoas que pensa sobre as coisas que escreve, talvez porque ela saiba que as palavras tem um peso forte, principalmente quando passamos por um momento difícil!
E o que a amiga comentarista fez: ela republicou o comentário dizendo que tinha apagado o comentário anterior porque as palavras escritas as vezes soam diferente do tom que a gente gostaria de passar, e aí "refalou" tudo o que queria, mas de forma bem mais leve.
Amei, achei muito digno da parte dela parar pra pensar naquilo que escreveu e se dar conta que aquilo poderia magoar quem já estava passando por uma situação complicada.
Minha gente, pra que julgar??? Dor e amor a gente não mede!!!
Se eu ler o blog de alguém e eu não concordar com a pessoa, existem mil maneiras diferentes de falar isso sem ser grosseira/petulante/fria/desagradável. É completamente desnecessário alguém que escreve sem o menor compromisso e seriedade. A real, nem escreva então!
Eu já vi isso acontecendo mil vezes em mil bloguinhos que eu amo acompanhar. Amigas que abrem o seu coração e fazem um desabafo, e muita gente sem noção comentando a primeira coisa que lhe vem a cabeça. E me dá raiva, sempre me deixa muito chateada.
Entendam, a opinião é válida, mas pense sempre na maneira como dizer as coisas, isso é o que nos torna diferente das crianças, nós temos a capacidade de avaliar antes de sair falando/comentando.
Quando a gente é treinante sabemos das agruras da espera, como machuca, como é difícil. Ai como é duro quando alguém fala da nossa tal hora que vai chegar. Ora a gente acredita, ora não. Aí a gente vai se segurando nas palavras e no consolo de quem já passou por essa espera, porque pra essas pessoas a dor de esperar também doeu, e a hora delas também chegou.
O complicado quando a gente é treinante é encontrar pelo caminho os descompromissados com o sentimento alheio, aqueles que acham exagero, mimimi e frescura e que se limitam a murmurar um relaxa e sequer sabem do que estão falando.
Quando finalmente o bebê chega não é diferente, as coisas acontecem dentro da gente, e não tem como saber se estão acontecendo da maneira certa. Mas é assustador, porque aparecem sintomas repentinos e diferentes quase todos os dias. O dia da consulta médica parece levar meses pra chegar e os exames parecem ser marcados de uma década pra outra. Enquanto isso...a gente segue o baile enjoando, com cólicas, com corrimentos estranhos e com uma tensão infinita. E se tiver sorte, não vai ter sangramento/hematoma/repouso/medo pelo caminho. Aí como na fase em que se era treinante, alguém fala que vai passar, que é fase e que depois melhora. Ora a gente acredita, ora não. Aí a gente vai se segurando nas palavras e no consolo de quem já passou por essa angústia. E vê que apesar de tudo essas mães estão aí, embalando os seus bebês. Maaaas sempre tem algum ser “quase humano” que sem a menor noção sai falando que é frescura, que é exagero, que não é bem assim. E normalmente esses “quase humanos” não tem filhos. Alguns não tem nem vergonha na cara. Que cara? Alguém que assina como anônimo...
Outros tem nome, mas ainda assim, se recusam a crescer e tem atitude de criança de três anos de idade.
Que mundo melhor seria, se todos os pais ensinassem seus filhos, ainda quando crianças que as palavras tem um peso, que o que dizemos tem o poder de construir ou destruir, e principalmente que quando não podemos melhorar o que está em silêncio, então devemos ficar calados!

18 comentários:

  1. clap clap clap

    Palmas pra Jordana!

    Adorei o post! Concordo com tudo, tudinho!

    Agora há pouco sofri ataques de anônimos.
    Como vc disse, é melhor ficar em silêncio se não há nada de bom pra dizer!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI!!
    Também fico chateada as vezes com algum comentário.. Tá estamos escrevendo blogs e nos expondo, mas please, acho que o tipo de blog que escrevemos tem um público bem específico e a pessoa deve sim pensar antes de escrever!
    Não gosto de comentários que cortam o meu barato!
    Eu procuro sempre animar, torcer e enaltecer a pessoa bloguística em questão quando comento.. o mínimo que espero é que tenham o mesmo cuidado comigo!
    Posso linkar seu post no meu próximo post?
    Falou tudo!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. olha que coisa... eu acabei de escrever um post todinho pq novamente escreveram coisas meio fortes no meu blog... Jô, vc é o máximo mesmo! Falou tudo! vou publicar o tal post que eu escrevi e linkar o seu embaixo, ok?! amei!

    ah e a linda querida que repensou as palavras dela outro dia foi a Rô, do projetinho de vida (que eu AMO).

    beijão!

    ResponderExcluir
  4. já tá linkada e o post já tá no ar!

    beju amada

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jordana, cheguei aqui pelo blog da Carol e concordo com cada palavra. Já passei por isso no meu blog e infelizmente sei até quem foi que escreveu palavras depreciativas (IP é tudo, né?) disfarçada com outro nome e ofendendo a mim e outras grávidas por puro recalque e muita crueldade. Triste.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, moça, adorei o post. No momento devido vou linkar no meu tb. Escrevi um super comentário no blog da Carol... dá uma lida que eh exatamente o que penso. Se cuida, flor. beijos mil.

    ResponderExcluir
  7. Caraca, vc e a Carol combinaram, né?? hahaha!!

    Concordo muito com vcs e sim, para a pessoa pensar em deixar um comentário tem que ao mínimo se dar ao trabalho de ler os posts anteriores e saber quem é aquela pessoas que está ali e pelo que ela passou até aquele momento para se expor dessa forma e principlamente, como e o que escrever.

    O que importa é o amor que vcs sentem por seus bebezinhos e é exatemente esse AMOR que traz todas as preocupações... quem ama cuida, se preocupa e teme!!! Estranho seria se fosse diferente, não acha??

    E gravidez como em tudo na vida, cada um é cada um e se os 9 meses foi tranquilo para uma, não quer dizer que será para a outra... se a primeira foi turbulenta, não quer dizer que a segunda será.

    ADOREI o texto!! Parabéns!!!

    bjos

    www.vidademargarina.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eis aqui a "republicadora" do comentário no blog da Carol dando as caras. Obrigada pela forma precisa como você abordou a questão. Sabe que eu escrevi aquele primeiro comentário à noite e depois fiquei matutando, já na cama, sobre o que eu havia escrito. Percebi que não tinha tomado o devido cuidado com as palavras e me liguei que uma das coisas que eu falei, do jeito que eu falei, não ajudaria em nada, muito pelo contrário. E tive que esperar o dia seguinte pra tentar corrigir palavras que infelizmente já teriam sido lidas (e foram mesmo, tá vendo só?!) e já poderiam ter magoado uma pessoa que eu jamais gostaria de magoar. O que me restou foi correr lá no dia seguinte e me desculpar.
    Também tenho meu blog e sei muito bem o quanto algumas pessoas têm prazer em serem cruéis ou preconceituosas em seus comentários, sejam eles anônimos ou assinados. Concordo com tudo o que você escreveu nesse post.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Concordo com vc...
    espero não ter falado demais pra ninguém, porque eu sou dona de dar fora sem perceber...rsrsrs
    mas eu to melhorando e agora só comento o necessário.

    beijus na sua barriguinha

    ResponderExcluir
  10. É verdade, Jordana! Disse tudo. Infelizmente tem muita gente insensível e insensata por aí...
    Beijo grande pra vc e para o (a) bb!
    clarinhacoqueirinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Disse tudo amiga...

    Qd estamos com as mãos nos teclado podemos e estamos livres pra dizer o que quizermos...mas a primeira coisa que deve os lembrar é que a pessoa que vai receber este comentário pode estar passando por determinada situação...que pode não estar legal pra entender algumas "metáforas" usadas...e etc..etc...se não dá pra dizer coisas legais...melhor não dizer nada...do que ferir as pessoas..
    Só quem sabe o que se sente...é que está passando pela situação...quem somos nós pra vir aqui e julgar?Dizer que é frescura...que é escândalo...desnecessário....Não podemos opinar sobre isso...Afinal cada um no seu cada qual...
    Acho imensamente covarde uma pessoa que se propõe e dar sua opinião e ainda por cima se esconder....isso se dá a pessoas com o simples prazer de ofender e correr das consequencias...
    Enfim...aos anômimos...tenha coragem...ou desapareçam!!!

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Nossa Jô (posso te chamar assim? hehe), amei os elogios que vc deixou lá no meu bloguito! Obrigada!!! Fiquei super feliz!
    Coloca uma fotinha aí pra eu dizer tb que vc é linda! hehehe
    Bjinho!

    ResponderExcluir
  13. Jô, te conheci através do blog da Carol. Tô com vcs!!
    bjbj
    mamydegemeos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ei Jordana!
    Adorei seu blog!! Vi esse link no blog da Maya e vim aqui ler, e concordo com tudo, ng merece essas pessoas que gostam de fazer comentários desnecessários e agressivos, se não se tem nada bom para falar, melhor não falar nada, né!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Amiga,

    Concordo com vc em gênero,número e grau...
    Falou bem,falou tudo!!!

    Beijocas em vc,e na barriguinha

    ResponderExcluir
  16. acho que devemos ignorar os anonimos.. no meu ta banido ngm que assisna anônimo pode comentar, se quiser comentar vai ter que dar a cara pra bater hihih...
    vi um comentário anônimo no blogg da carol que deu vontade de matar mas me contive kkkk
    bjussss

    ResponderExcluir
  17. Ei Jordana!!
    Pois é menina, a gente tava parecendo cigano, rsrs!! Mas agora estamos em Curitiba, e quero ficar por aqui!! Então, a gente morou em POA, e eu amava, morávamos pertinho da praça da Encol, era uma delicia!! Mas meu marido teve que se transferir pra Brasilia e não conseguimos voltar pra aí...Morro de saudades de POA!!!
    A gente está tentando o bebê, terceiro mês de tentativas, vida de tentante é dificil!! Estou até criando um blog só pra falar dessa fase, da futura gravidez...assim que eu criar te mando o link tá!! Vou te seguir!!
    Beijos grandes pra vc!!

    ResponderExcluir
  18. Simplesmente P-E-R-F-E-I-T-O!!!!

    É o básico: Se não ajuda, não atrapalha!!!

    bjs.

    ResponderExcluir