quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tempo de espera

A visita no orfanato foi incrível, confirmou o que eu no íntimo já sabia, quero um filho do coração!
Ao contrário do que poderia ser, a visita não despertou em mim qualquer sentimento de frustração, pena, tristeza... Ao invés disso eu percebi o quanto o afeto pode ser revelador. Na ala onde ficam os bebês, fiquei muito surpresa porque acreditava que ao pegar um deles no colo poderiam ficar assustados, estranhar e chorar. Não foi o que aconteceu, cada bebezinho que eu segurei nos braços permaneceu calmo, algumas embaladinhas junto ao peito e eles suspiravam, o corpinho ia ficando bem molinho, e então eles adormeciam. Gostoso demais!
A monitora da minha visita explicou que os bebês não estão acostumados ao aconchego materno, ali recebem atenção mecânica, troca de fraldas, alimentação, banho...não tem como receberem atenção exclusiva pois são muitos. Quando eles recebem carinho e colinho assim, relaxam mesmo!
Fiquei extasiada com o poder benéfico do toque humano, conhecia isso por pesquisas, crianças da família...mas com esses pequenos foi intenso, inesperado e mágico.
Ainda na visita, as crianças maiores não me deram muita conversa. Era dia de recreação, então recebi oizinhos e sorrisos de longe!
Um pequenino de 2 anos segurou a minha perna: "tia posso ir pra casa contigo?" Naturalmente eu fiquei de joelhos, peguei o menino no colo e respondi que eu não fui fazer a visita pra levar um deles embora, que eu queria ser amiga de todos e que voltaria lá muitas outras vezes! Ele ficou feliz, segurou meu rosto com a mãozinha melecada, deu um beijo e foi correndo voltar pra brincadeira.
A situação com o menino não me chocou, e eu sei o motivo. Certamente não poderei mudar a vida de todas essas crianças, mas sei também que pra fazer alguma coisa boa por alguém não é preciso tanto assim. Muitas vezes as pessoas deixam de ajudar movidas por uma falsa sensação de impotência, e creiam isso não é real.
Se eu não posso adotar todos e ser mãe deles, posso ser "tia" posso voltar lá e contar histórias. Posso não ter dinheiro para levar brinquedos a toda hora, mas posso levar balas e um montão de carinho!!
Fui na visita com essa intenção, de ajudar, de ser útil, mesmo sem muito tempo, sem muito dinheiro.
Lembro da minha infância, e sei que tiveram pessoas que marcaram de forma muito positiva essa fase da minha vida. Coincidência ou não...essas mesmas pessoas não me deram brinquedos ou roupas. Me entregaram algo muito maior, carinho, proteção, brincadeira, atenção...
Eu quero sim, adotar. Mas quero muito mais, quero estar perto dessas crianças, quero participar da vida delas, quero permitir que elas tragam pra minha vida todo amor e ensinamento daquele dia de visita, muitas e muitas outras vezes.
Marido não foi comigo na primeira visita, e quando contei sobre o pequenino de 2 anos, ele chorou...ficou chateado e disse que ainda não se sentia preparado pra ir lá.
É preciso esperar, amor precisa ser expontâneo, sempre. O meu momento com aquelas crianças chegou, o dele ainda não. É tempo de espera.
Fui na consulta com a médica especialista em reprodução humana. Foi ótimo. Muitas dúvidas esclarecidas, muitos exames pra fazer. E posso dizer que a competência dela me deixou muito segura e que pela primeira vez encontrei a pessoa certa pra me ajudar nessa caminhada...
Saí de lá muito bem, sem qualquer sensação de derrotismo que já senti com outros médicos.
A menstruação atrasada, exames pra fazer no terceiro dia do ciclo, exames pra fazer quinze dias antes da próxima menstruação, exames pra fazer logo que a menstruação terminar.
Mesmo assim, nenhum grau de ansiedade, não fiz teste nenhum de farmácia e nem pensei em beta. É tempo de espera.
E ontem a noite a menstruação desceu, bonitinha e sem me matar de cólica, e eu esperava por ela. Não como quem espera uma visita indesejada, assim numa boa. E fiquei felizinha e ainda gritei do banheiro "que bom amor, menstruei, sexta feira vou fazer o primeiro exame"
O tempo já não é mais um problema pra mim, não mesmo. O mundo não está parado, a vida em constante movimento me faz pensar que tudo está exatamente no lugar onde deve estar. O tempo é meu aliado, enquanto ele passa o meu casamento vai melhor a cada dia, eu estudo mais, eu vejo a minha sobrinha crescendo lindamente, preparo mais o meu corpo, a minha casa, o meu espírito, e vou curtindo, vou sonhando, vou seguindo com fé.
É tempo de espera!

13 comentários:

  1. Sabe que eu acho muuto legal da sua parte querer adotar uma criança indepentente de ter ou não um filho concebido por vc..
    COnheço a história de uma mulher que não conseguia ter filhos..ela adotou um, pouco tempo depois ela engravidou..naturalmente..
    Também conheço uma mulher que não podia ter filhos, ela adotou uma menininha, fez tudo como se estivesse grávida, ela até amamentou a menininha no seio porque até leite ela teve!
    São histórias de amor, histórias que fazem o tempo de espera valer a pena!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ai meu coração doeu ao ler o menino pedindo pra ir com vc, isso mexe muito comigo pois ñ tive uma infancia boa, fico feliz de eistir pessoas como vc no mundo eu nunca fui em um orfanato mas penso em adotar uma criança.

    ResponderExcluir
  3. lindo!
    estou no mesmo espírito, que demais que estamos pensando tao parecido!

    é tempo de espera, querida. devagar e sempre!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Já visitei orfanatos várias vezes durante minha infância e adolescencia, minha mãe sempre nos levou para brincarmos com as crianças e tals. Sempre adorei, achava uma experiencia ótima e conforme cresci aprendo o quanto é enrriquecedor, né? Mas hj acho que não tenho forças não, essa coisa de tentar engravidar deixa meu coração mais sensível... não conseguiria... Parabéns por sua força e pelo que faz para essas crianças! Quando seu marido estiver pronto tenho certeza que ele tbm vai curtir mto essa troca de energias com a criançada, cada uma tem seu tempo de preparar o coração para o que é novo.
    E boa sorte nos exames!!!!!
    Quem sabe não vem dois juntos? Um do corção e outro do barrigão, quase gemeos...rsrs

    ResponderExcluir
  5. Flor, que otimo!! Nossa, como fiquei feliz com esse post, em saber que vc esta tão bem assim!! Que bom !! Um BeijO

    ResponderExcluir
  6. Nossa q lindo isso.
    Vc realmente é iluminada e tenho certeza q essas lindas crianças adoraram a sua visita!
    Infelizmente eu nunca fui a um orfanato, mas depos do seu relato, vale a pena visitar um!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu queria entender porque sempre fico tão emocionada quando leio o que vc escreve...rsrsrsr Jô vc é definitivamente uma pessoa muito, muito especial!!! Sua forma de ver as coisas, seu jeito de agir frente às situações, amiga vc é iluminada mesmo! Sim amada é tempo de espera, mas enfim, percebo que a cada dia vc está ainda mais preparada, está alcançando uma estátura de mãe tão perfeita que realmente, como disse nossa amiga acima, vc seja agraciada com váááários filhos...kkkk De coração, gerado no ventre, enfim... tchadoro Jo...

    ResponderExcluir
  8. Que lindo texto! adorei!
    Tenho certeza que qualquer mulher pode se realizar como mãe, tendo filhos de sangue ou adotados. Tenho vontade de adotar um dia.
    Acompanhamento com especialista é a melhor coisa. Eles sabem que exame pedir e tudo o mais. Pode ter certeza que se tiver algo de errado, essa médica descobrirá e apontará caminhos a seguir. Mas, se a opção for a adoção, vai fundo tb, pois tenho certeza que será feliz, além de fazer uma criança feliz!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. ok, chorei. 2 vezes. gostei do recado, fiquei comovida, e seu post foi inspirador! sera que vc pode me mandar um link ou algo assim sobre o q precisa fazer pra poer adotar uma criança? pra eu ir preparando documento pra depois q acertar a vida aqui.^^ bjs!

    ResponderExcluir
  10. lindona fiquei tão felix de ver teu post.. vc está com uma paz.... fico mtmt feliz....
    bjus lindona

    ResponderExcluir
  11. Ai amiga, fiquei emocioanda com esse seu post,é de cortar o coração o q vc disse: "os bebês não estão acostumados ao aconchego materno, q ele recebem atenção mecânica"
    Admiro mto a atitude de adoção.filhos de coração sim.

    Amiga,adorei sua passada lá no meu cantinho,adoro quando vai me visitar.
    Gosto mto de vc.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Ai amiga o que seria de mim sem vc hein? sempre atenciosa, sempre me dando forças.
    Não me canso de dizer que vc é uma pessoa ilumina "especial" e muito, pode ter certeza, acredito cada vez na sua vitória, e vc tbm me faz acreditar na minha vitória.
    Ameiii o post, lindo, quanta emoção e maturidade...amiga cada dia aprendo mais e mais com vc.
    Pode ter certeza que sempre que precisar estarei aqui e sou muito grata por tudo viu

    Um Hiper, mega beijo Te adorooo demaisss

    P.S me add no msn julis_cris@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Jordana, você é linda! É isso. Estou chorando aqui. Que post é este. Você se expressou mutio bem que vi assistindo a cena da visita e vi ese menino de 2 aninhos. Mais que linda , você é forte. Tb não estou preparada para estas visitas. Choro! Num guento. Parabéns a você!! Isso sim! Logo logo Deus te dará um presente maravilhoso, da maneira que ele achar melhor! Tô te seguindo. Sinta-se a vontade para ser minha amiga blogueira tb, se quiser. Vou adorar te ver lá. Bjokas.

    ResponderExcluir