terça-feira, 11 de maio de 2010

Se eles soubessem

Domingo de dia das mães, almoço com a minha mãe. Janta com a sogra. Tudo muito bem, tudo muito bom, até que depois da janta sentamos para ver televisão.
Intervalo durante o Fantástico e passa na íntegra a propaganda super bem pensada, sensível e dedicada as treinantes também!
Meu sogro, sogra e cunhada foram unânimes na opinião."Que bosta de propaganda, que coisa mais deprimente, essas propagandas tem que ser para as mães, não pra mulheres que não conseguem ter filhos"
Tenho certeza que corei...senti o rosto esquentar. Fiquei absolutamente constrangida.
Nem sei o que pensou o marido, mas ele estava ali, sentadinho também.
Aí eu fiquei pensando depois, algumas vezes eu me senti mal por não ter contado sobre as tentativas de engravidar, sobre o nosso desejo de um bebê. Muitas vezes me senti traindo a confiança deles.
E agora eu vejo, o mais importante nessa história somos o meu marido e eu. Se decidimos guardar esse desejo entre nós dois, não existe mal nenhum. Se em algum momento nos sentimos a vontade para comentar com alguém, beleza. Mas se não quisermos dividir isso, não estaremos cometendo crime nenhum.
Nunca disse pra minha mãe que estamos tentando, e nem quanto tempo. Mas ela sabe que queremos um bebê, também falo pra ela sobre o meu ciclo e sobre os médicos e exames.
O que vejo realmente, é que só compreende uma situação quem passar por ela.
Depois do comentário sobre a propaganda eu refleti e cheguei a conclusão de que contar pra qualquer um deles não ajudaria em nada.
Apenas geraria frustração e ansiedade. Então me amei mais, por ter pensado em mim primeiro, por ter me preservado e por dividir esta etapa das nossas vidas apenas com quem achamos que cabe nessa história!

Beijos!

12 comentários:

  1. É a melhor coisa que vc faz. Eu não comentei com quase ninguém, mais mesmo assim os que sabem as vezes sem querer acabam cobrando! Minha mae so sabe o basico, que tento, quando vou no medico e mesmo assim as vezes me magoa com comentarios idiotas rs To guardando só para mim agora (eu e marido) e desabafo aqui no blog rs BjaO

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Se fosse eu que tivesse ouvido este comentário iria surtar por dentro, e chegando em casa, surtar por fora!
    Acho que eles falaram isso porque não sabem, e não tem idéia do que vcs estão passando. Se soubesse, veriam com outros olhos, porque para eles este é um assunto distante.
    Não sei se vc leu um post meu, do mes passado, acho, falando sobre o dia em que contei para minha mãe das minhas tentativas. Hoje me sinto mais acolhida pela minha família, porque eles estão do meu lado, torcendo para que tudo dê certo, independente como for (também escrevi sobre isso).
    Da minha família, quem sabe são meu pai, minha mãe e um prima. Só.
    Talvez chegue um momento em que vc vai quer dividir sua história, de forma mais aberta, com quem realmente vale a pena. Tem que ser quem a gente ama de coração. Mas enquanto não se sentir a vontade em falar, vc deve se resguardar mesmo.
    Bjs!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sou eu de novo!
    Para facilitar sua vida deixo o título do posto - "Revelações" (de abril). E tem outro que fala sobre o assunto também, que é deste mês, e se chama "Já não me sinto mais sozinha".
    Bjss again!

    ResponderExcluir
  4. Ah se fosse cmg o bixo iria comer , eu falo msm , o duro é que cada um é cada um , minha sogra depois que perdi os bebes calou-se sei la acho que foi porque eu quebrei o pau com ela e meu sogro quando perdi meus bebes , sei la juntou frustação com sogra dizendo : Ah talvez nao era sua hora , gr ... fiquei puta , chinguei a beça , ficamos sem nos falar , hoje ela fala cmg de boa , me trata suuuuuuuuper bem , mas na moral ela fica bem na dela que ela sabe com quem ela tá mechendo hehe .
    E sobre seus planos flor , nem fica comentando com quem é do ''contra '' não fica de boa na sua , o importante é que vc e seu marido querem o bebe e ponto !


    bjô

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, pense primeiro em você, assim você se preserva mais, e evita de ouvir comentários desnecessários, tenho certeza que vai chegar o momento que você vai querer dividir sua história com alguem, como disse a Ana Paula, cuide de vc, eu por exemplo contei nosso problema só pra minha mãe e pra mim foi bom, porque nela posso confiar e desabafar quando preciso, grande abraço e sorte sempre!!

    ResponderExcluir
  6. é, eu reluto, mas concordo. Tb nao contei pra minha família e acho que só traria mais pressao mesmo. As vezes eu sinto a maior vontade, mas nao sei se eles saberiam lidar, simplesmente pq acho que nao passaram pelo assunto!

    força amiga, força que daqui a pouco chega a nossa hora!

    beijao!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho assim: por um lado, sair falando pra todo mundo gera mesmo frustração e COBRANÇA a mais desnecessarias, mas tb nos deixa meio sozinhas nessa. mas tb ñ falar pode ser melhor e menos opinião serão dadas.
    Eu cai na besteira de contar. Todo mundo sabia e no fim me arrependi um pouco. Todo mundo mesmo q sem querer me cobrava, o q me fazia extremamente MAL.
    Tenho certeza q vc fez o certo. Pra mãe ok, a gente sempre conta pq mãe é mãe msm. Mas deixa como esta e qdo vc engravidar, deixe q os outros pensem q aconteceu...rs

    Bjooos

    ResponderExcluir
  8. Minha luta durou dois anos. No começo eu não falava nada para as pessoas. Com o tempo falei para uma ou outra amiga. Mas, depois de mais de um ano, acabei dividindo com um grupo de amigos, que orava conosco pelo nosso desejo. Mais para frente, quando tive de fazer videolaparoscopia e tudo o mais, muitos exames e tal, a coisa estava a tal ponto em minha vida que eu não aguentava mais esconder. Fui contando aos poucos para a família. Ouvi muitas besteiras, sim; mas tb encontrei consolo logo nos meus sogros, que eu não esperava. Parece que a partir daí, com mais apoio, as coisas acabaram acontecendo. E claro, acima de tudo, com a ajuda de Deus... Nessa época, foi muito bacana, que pessoas que gostava muito da gente e sabiam da história, ao saber da gravidez choraram. Muitas pessoas. Isso foi muito gostoso, percebemos que estavam na torcida e se emocionavam conosco, pois sabiam da nossa luta. Se não soubessem ficariam felizes, mas seria diferente, entende? Naquela altura, para mim apoio foi importante, sim. Mas tb foi complicado, pq a maioria das pessoas não entendiam isso, já que a grande maioria das mulheres só de pensar engravidam.
    Acho que vc deve saber para quem contar e a hora certa de contar. Só não tenha vergonha de abrir o coração quando der vontade e para quem der vontade.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Nossa amiga!

    Q absurdo esse comentário,vc fez bem em não contar...acho q iam de deixar mais ansiosa (foi assim comigo,todos cobravam mto o bebê q não vinha e eu sofria com isso)era uma pressão danada aff!!passei poucas e boas com as cobranças.
    Mais com certeza eu não ouviria um comentário desse calada,tomaria as dores com certeza,sou ariana...então já viu né??? rs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Olá Jordana querida!! Sabe que eu também nunca disse nada a ninguém. Cheguei a comentar com uma ou outra amiga, mas sentia que elas faziam pouco caso do assunto sabe? Então, resolvi guardar esse assunto e deixar só entre eu e meu marido e claro as amigas virtuais que foram tão importantes sempre... Mil beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Eu tentei por quase dois anos e sempre ouvia minhã mãe dizer que eu não deveria contar a ninguém... mas sempre fui "boca grande"... e aí a gente tem que aguentar os comentários...
    deixa para tocar no assunto só com quem vc gosta, não vale a pena falar para todos como eu fiz...
    Mas ó, sua hora vai chegar, como a minha chegou.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. OI Jordana..adorei seu blog!! Vc faz muito bem em não contar, eu não fiz como vc e me arrependi. Todos ficavam me perguntando o tempo todo se eu ja estava gravida, e ainda fazendo pressão do tipo NÃO? AINDA NÃO?.. Nossa, é um saco! Vai por mim...
    Melhor coisa é vc contar q está gravida, contar q é treinante é a maior furada...hehehe

    Beijo pra vc

    Dani
    http://para-felipe.blogspot.com/

    ResponderExcluir